Embora tenham aparecido pela primeira vez em meados da década de 1980, o pneu Run Flat estão agora mais populares do que nunca.
Dessa forma, com alguns fabricantes de automóveis tornando-os padrão em veículos novos, mais consumidores estão perguntando o que são pneus Run Flat, suas vantagens e como usá-los impacta a condução.
Até porque, ao mesmo tempo que vem sendo utilizado como uma solução “anti step”, muitas pessoas ainda tem dúvida sobre esse tipo de pneu.
Muitos donos de carros com pneus Run Flat, estão trocando os pneus dos seus veículos, muitas das vezes por não entender o que essa tecnologia pode oferecer.
Portanto, para você entender melhor, nesse artigo citaremos tudo sobre o que são pneus Run Flat, mostrando se realmente vale a pena usar essas alternativas nos dias de hoje.
Conteúdo do artigo
O que é pneu Run Flat?
O que é pneu Run Flat? Eles são pneus nos quais você pode continuar dirigindo após furá-lo para que possa ter tempo para chegar a uma loja de automóveis ou encontrar uma área segura e nivelada para trocá-lo.
Ou seja, sim, são pneus que possuem um sistema de vedação, que diferente dos convencionais, não estoura ou seca de uma vez após furar.
No entanto, é claro, você não pode dirigir sobre eles indefinidamente, no entanto.
O ideal é verificar especificações do fabricante para saber quão rápido e quão longe você pode dirigir com o pneu Run Flat.
Por fim, os pneus Run Flat permitirão que você ande com seu veículo mesmo após a perda de alguma ou toda a pressão de ar por até 80 km a uma velocidade máxima de até 80 km/h.
Como funcionam o pneu Run Flat?
Na maioria dos sistemas de pneus Run Flat, o pneu apresenta construção de parede lateral reforçada que continuará apoiando o veículo em caso de perda de ar.
Assim, essa construção permite que você continue dirigindo após a perda da pressão do ar até a velocidade e distância especificadas pelo fabricante.
Outros tipos de pneus Run Flat empregam um anel de borracha dura ou outra estrutura que possa suportar o peso do veículo em uma condição de perda de ar.
Uma vez que eles continuam atuando mesmo sendo “furados”, o pneu Run Flat, independentemente do tipo específico do sistema, só podem ser usados em um veículo equipado com um Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus.
Ele alerta você assim que um de seus pneus perde a pressão. Sem ele, você pode não saber que está dirigindo com um pneu furado.
Por fim, saiba que essa está dentre as principais vantagens quando as pessoas perguntam o que são pneus Run Flat e podem ser usados em vários tamanhos de pneus, por exemplo pneu 215 50 r17, r16, r15, etc.
Benefícios do pneu Run Flat
Você não tem que trocar o pneu em condições perigosas ou desconfortáveis. Este é talvez o maior benefício da corrida dos pneus Run Flat e é uma das razões pelas quais eles foram projetados.
Com pneus convencionais, você tem que substituir um pneu furado no local ou ter seu carro rebocado.
Em uma situação dessa, os pneus run flats são mais estáveis do que os pneus convencionais. Uma vez que eles são feitos para apoiar o seu veículo mesmo quando eles não contêm ar.
Portanto, o pneu Run Flat vai ajudá-lo a manter um melhor controle em uma situação completa de perda de ar do que os pneus convencionais.
Considerações finais
Enfim, este foi o artigo sobre “o que são pneus Run Flat”.
À medida que os consumidores continuam classificando a segurança no topo da lista de recursos que procuram em um veículo, espera-se que a popularidade dos pneus Run Flat cresça.
Portanto, adquira já o seu e comprove, você mesmo, a sua eficácia!