O paver de concreto é um tipo de pavimento que está entre os mais utilizados atualmente em construção, se comparado a outros tipos de pavimentações.
Suas muitas vantagens práticas, incluindo sua resistência e durabilidade, juntamente com a economia da construção de pavimentação de ruas, fazem dele um dos pavimentos preferidos na construção e para uso externo em residências, por exemplo.
Conteúdo do artigo
História do Paver na construção
Os paralelepípedos, também conhecidos como paver de concreto, estão em uso há séculos. Os primeiros que foram usados eram feitos de pedra. Seixos de rios que, juntamente com uma camada de areia e cal, foram selados formando as primeiras estradas pavimentadas da história.
Mais tarde, começaram a ser utilizados os modelos de madeira, com o objetivo de diminuir o ruído causado pelas carroças e pelas ferraduras dos animais ao pisar nas pedras do calçamento.
O terceiro tipo de paver é o tijolo cerâmico e está em uso há 5.000 anos. Na antiga Mesopotâmia já eram usados para pavimentar ruas e caminhos. Eles foram colocados sobre uma camada de areia que selava as juntas, embora o rápido desgaste de sua superfície os tornassem obsoletos.
Finalmente, as pessoas podem comprar paver de concreto. Estes começaram a ser fabricados no início do século XIX e revolucionaram a indústria. Foi na Holanda e na Alemanha que começaram a ser usados, embora nos anos 70 a procura tenha disparado, já que começou a ser usado, praticamente, em todo o mundo.
O que é paver de concreto?
Um paver de concreto é considerado uma unidade ou peça que, dentro dos materiais pré-fabricados de concreto, é utilizado para realizar a pavimentação de ruas, calçadas, quintais, entre outros, e atende a dois requisitos.
A primeira é que nenhuma seção transversal terá menos de 50 mm de largura (medida a mais de 50 mm de cada lado da pavimentadora). A segunda é que a relação entre o comprimento e a espessura deve ser menor ou igual a 4.
A evolução e implementação no mundo da construção de pavimentos de concreto pré-fabricados substituiu os pavimentos de pedra natural. Um bom piso de concreto se diferencia dos demais pelo efeito da união entre cada uma de suas peças.
Geralmente, essas peças pré-fabricadas de concreto maciço são de duas camadas e podem assumir uma infinidade de tamanhos e formatos. Oferecem um grande número de acabamentos, sejam polidos, gofrados ou outras texturas, devido às suas cores, uma vez que os pigmentos são difundidos, gradientes ou variações de tonalidades, geometrias, etc.
Embora o paver de concreto mais comum que podemos encontrar seja aquele que oferece uma forma retangular com bordas lisas.
Quais as vantagens do paver de concreto?
Está em dúvidas se vale a pena comprar paver de concreto? Confira a seguir quais as principais qualidades desse material, antes de realizar o orçamento para a sua obra:
Permeabilidade
Este material permite a filtração da água, o que faz com que ela chegue ao solo para ser absorvida, realizando o perfeito escoamento. O asfalto, por outro lado, bloqueia a chegada de água em direção ao subsolo causando prejuízos.
Durabilidade e vida útil do material
A qualidade exigida dos fabricantes de paver de concreto garante uma durabilidade mínima. Elementos de concreto pré-moldado bem feitos podem durar 40 anos em perfeitas condições se forem bem cuidados, o que os torna uma opção com uma ótima relação de custo-benefício.
Material resistente
Todo o pavimento em calçada suporta uma resposta adequada aos esforços a que está exposto. Seja para tráfego rodoviário, operações de carga e descarga, etc., com certeza, o paver de concreto é um dos melhores materiais neste quesito.
Deslizamento
Outra boa capacidade das pedras de pavimentação é sua resistência ao deslizamento. A sua rugosidade na face exterior permite-lhe oferecer boas condições a este respeito.
Simples de instalar e manusear
Os agentes químicos ou térmicos não estão envolvidos na produção de paver de concreto, o que fazem com que possam ser utilizados no dia seguinte (e até no mesmo dia) após a saída da fábrica. O material permite uma fácil instalação, além de não haver dificuldades para manuseá-lo.
Manutenção fácil
A manutenção é simples e barata. Sendo blocos e encomendados, qualquer falha é facilmente localizada e pode ser removida e substituída por uma nova sempre que necessário.
Vantagem do paver de concreto no canteiro de obra
A produção de paralelepípedos não requer pessoal com qualificação especializada. Derivados de petróleo também não são usados.
Por outro lado, sua colocação é mais rápida que a do asfalto. Além disso, não requer muitas máquinas pesadas e o trabalho pode ser dividido em seções, podendo ter várias equipes trabalhando ao mesmo tempo.
Melhora a estética do local – Paver decorativo
Existe o paver decorativo que dá a possibilidade de brincar com a estética do local onde são colocados. Podem ser fabricados em diferentes cores e formas, dando origem a um mundo infinito de possibilidades na hora de decorar o canteiro de obras.
Em conclusão, pode-se dizer que as pavimentadoras de concreto são o material de pavimentação estrela e é por isso que é tão amplamente utilizado hoje, principalmente, em projetos de arquitetura.
Material ecológico
A cada dia, o aspecto de materiais ecológicos utilizados em construções ou fabricações de itens é levado em consideração.
Quando as empresas de fabricação estão presentes em áreas altamente poluídas, elas realizam o processo de fotocatálise, ou seja, reduzem os gases poluentes gasosos em o ar, limpando-o, neutralizando odores, bactérias, gorduras, sujidades, etc, com o objetivo de produzir um material reduzindo ao máximo o impacto ambiental.
Vale a pena comprar paver de concreto?
O paver de concreto é um material altamente resistente e com alta durabilidade, o qual pode ser usado em diversos projetos, desde a pavimentação de ruas até projeto decorativo (paisagismo, arquitetura, jardim, etc.). Por ser um material versátil e de qualidade, sua relação custo-benefício é muito vantajosa.
A dica é que analise bem o seu projeto, além de conferir as medidas necessárias para comprar a quantidade adequada de material. Quanto à instalação do material, não é preciso ser profissional, apenas seguir as orientações adequadas. Ou seja, dependendo do projeto, você mesmo pode instalar o material.