Está pensando em comprar uma moto elétrica ou patinete elétrico? Confira quais as 5 dicas para escolher o patinete elétrico certo de acordo com as suas necessidades de uso!
É importante fazer as perguntas certas antes de comprar um patinete elétrico, pois por mais que pareça uma compra simples, ao se deparar com a variedade de modelos disponíveis no mercado, a compra pode ficar difícil e confusa. Uma vez que, há modelos numa faixa de preço mais baixo que é indicado para crianças ou apenas para lazer, enquanto, outros são indicados para uso frequente, como por exemplo, ir ao trabalho ou usar diariamente pela cidade.
Dicas para escolher o patinete elétrico certo
A seguir, os critérios que devem ser avaliados antes de realizar a compra do melhor patinete elétrico:
- Uso do patinete elétrico
A principal pergunta que você deve responder e que, em última análise, lhe dará uma visão geral do seu processo de pesquisa é: “por que você quer comprar patinete elétrico?”. Não há respostas erradas, pois as razões são múltiplas. Uma vez respondida essa pergunta, naturalmente outros pontos serão acrescentados à sua reflexão para refinar suas necessidades, como:
- A distância média a ser percorrida;
- O tipo de estrada percorrida;
- Restrições que você pode encontrar;
- Facilidade em transportar o patinete no caso de viagens de carro, metrô, ônibus;
- Para crianças, jovens ou adultos;
- Frequência de uso;
- Lazer ou trabalho;
- Etc.
- O orçamento
O primeiro elemento que deve vir à mente é o orçamento que você deseja dedicar à sua compra. No mercado de patinetes elétricos para adultos, os preços variam a partir de R$ 1.900. Sendo a compra um verdadeiro investimento, cabe-lhe a si ver até onde pode e quer ir para adquirir o seu dispositivo, sempre de acordo com a sua utilização futura.
- Peso
A multiplicidade de modelos à disposição do consumidor permite ter uma vasta gama de pesos. Passaremos de dez quilos ( entre 9 kg a 12 kg para os mais leves) a 30 kg para os mais robustos. Aqui, a questão do peso surge acima de tudo para manuseio e transporte. Vamos dar um exemplo: o seu patinete elétrico é um transporte extra para você chegar ao trabalho. No transporte público, você terá que dobrá-lo, guardá-lo ou segurá-lo sem incomodar os outros. Você também terá que carregá-lo pelas escadas para sair do metrô. Nesse caso, precisaria de um modelo leve o suficiente para não atrapalhar seus movimentos e causar fadiga.
- Motor
Quando falamos de motor, devemos entender a bateria, o motor e a velocidade que o patinete pode proporcionar. Esses pontos são muito importantes, pois deles dependerá a autonomia do veículo e, portanto, sua jornada.
Por isso é necessário determinar o uso do patinete e visualizar aproximadamente a quilometragem a ser percorrida. Para usar o mesmo exemplo acima: distância de sua casa à estação de trem ou à estação de metrô / distância da estação de trem ao seu local de trabalho ou residência e local de trabalho se os dois não estiverem distantes em um trajeto de ida e volta.
- O sistema de rodas
Como regra geral, existem dois tipos de rodas em patinetes elétricos: borracha dura sólida ou inflável com tubo interno. As rodas dependem do conforto de condução, da qualidade da aderência à estrada e da aderência do veículo. Cada tipo de roda tem seus prós e contras. Por exemplo, rodas sólidas são mais adequadas para terrenos planos e lisos e não são propensas a perfurações.
O pneu sólido, portanto, tem uma melhor longevidade. As rodas infladas, por outro lado, são ideais para superfícies pavimentadas porque absorvem bem as vibrações. Por outro lado, duram menos porque podem estourar em uso excessivo.
Não devemos negligenciar as suspensões – presentes ou não – para um conforto de condução ideal, mas também para a vida útil.
- O sistema de freio
A segurança é muito importante, especialmente em patinete elétrico. Mencionamos acima a velocidade que o dispositivo pode alcançar. Quem diz que velocidade diz aceleração e quem diz aceleração implica frenagem. Portanto, é necessário prestar atenção especial ao sistema de frenagem presente na scooter.
Você encontrará diferentes tipos: tambor, disco, hidráulico, ABS, etc. Não podemos recomendar um sistema para outro, mas a ideia é que você possa desacelerar ou parar com segurança e a tempo de não causar danos.
Todas as respostas a estes pontos irão ajudá-lo a encontrar o seu patinete elétrico ideal.