• Categoria do post:Casa

Conheça mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas. Chegou a hora de desmistificar algumas informações

O uso do micro-ondas faz mal para a saúde? Essa pergunta pode acabar assustando algumas pessoas, mas é importante lembrar que existem muitos mitos em torno desse eletrodoméstico. Assim, é necessário entender o que realmente é verdade e o que é mito para que você possa aproveitar o uso do micro-ondas da melhor forma. Se você tem dúvidas sobre os possíveis efeitos desse eletro, primeiro precisa entender como ele funciona.

Para começar, o aquecimento dentro do aparelho acontece porque existe uma válvula termiônica chamada magnetron. É essa válvula que faz com que a energia elétrica seja transformada em ondas eletromagnéticas. De modo simplificado, os elétrons são emitidos assim que o aparelho começa a funcionar e são refletidos por um campo magnético com dois ímãs. O movimento de rotação é responsável por controlar esses elétrons para que eles emitam as ondas de 2450 MHz.

Essas ondas são refletidas através de um ventilador metálico, que é responsável por fazer o direcionamento delas e não deixar que estas passem para fora do aparelho. O modelo do aparelho também conta pontos para a eficiência do produto. Um micro-ondas 32 litros, por exemplo, possui maior capacidade e espaço de sobra, o que garante que as ondas eletromagnéticas vão passear por todo o interior, aquecendo o alimento por completo.

Agora que entendemos como esse eletrodoméstico funciona de forma geral, vai ser mais fácil compreender se algumas informações que ouvimos são mitos ou verdades. Confira abaixo algumas delas, explicadas direitinho para você não perder tempo acreditando no que não é verdade no uso do micro-ondas.

Mitos e verdades sobre uso do micro-ondas

uso do micro-ondas

Faz mal para a saúde?

Essa é uma das coisas que mais ouvimos a respeito do aparelho, no entanto, esse é um verdadeiro mito. É necessário entender que a radiação do aparelho não é capaz de causar doenças. Isso porque ele trabalha por meio de ondas eletromagnéticas não ionizantes. Por isso, não existe a possibilidade de danos em tecidos orgânicos ou de fazer com que algum tipo de mutação aconteça no corpo humano.

Posso esquentar água?

Ferver água no micro-ondas realmente não é o recomendado. Afinal, o principal perigo em esquentar a água dessa maneira é o ponto de fervura que esse líquido alcança. Isso porque você superaquece tanto o aparelho quanto o recipiente que está sendo usado para esquentar a água. Além disso, você pode acabar se queimando na hora de tirar o recipiente. Ah, também pode acontecer um fenômeno, que é a explosão da água, por excesso de vapor liberado.

microondas cozinha

Esquentar açúcar ou óleo é perigoso?

Essa também é uma verdade, e o motivo é bem simples no uso do micro-ondas. Por não serem polares, como as moléculas presentes na água dos alimentos, as moléculas de substâncias como açúcares e óleos não podem ser aquecidas no micro-ondas. Ah, elas também não se excitam com a mesma facilidade. Por isso, evite esse procedimento, principalmente pelo bem da sua saúde, uma vez que você pode acabar se queimando na hora de retirar o recipiente do aparelho.

Alimentos aquecidos perdem as propriedades naturais?

Todo alimento que é aquecido pode acabar perdendo suas propriedades e vitaminas naturais. Na maioria dos casos, as vitaminas são quebradas quando aquecidas e o mesmo acontece com algumas proteínas, por causa do aumento da temperatura que acontece de dentro para fora do alimento. Porém, nesse caso, é importante deixar claro que certos alimentos também podem perder propriedades naturais e vitaminas quando aquecidos no fogão ou no forno. Então, essa não é exclusividade do micro-ondas.

uso do micro ondas

Não pode esquentar potes de metal?

Essa informação do uso do micro-ondas também é verdade. Isso porque os metais não conseguem absorver as ondas eletromagnéticas, além de quase não aquecerem quando são colocados no aparelho. Por isso, em hipótese alguma coloque garfos, panelas, tigelas e outros metais para aquecer no eletrodoméstico.