A localização da sua loja física é algo que deve ser estudado no momento em que está sendo feito o planejamento para abrir o negócio, sendo uma das primeiras decisões a serem tomadas.
Para saber se uma localização é boa, é preciso conhecer o seu negócio e também o seu público, afinal, o intuito é estar onde eles costumam estar.
Neste conteúdo, você irá entender a real importância da escolha de um ponto físico e conferir algumas dicas para que a sua escolha seja a melhor. Vamos lá!
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Vale a pena ter um ponto de venda físico?
Quais são os principais objetivos do seu negócio? Quem é o seu público-alvo? Qual o nicho de mercado em que você atua ou deseja atuar? Ter as respostas para essas perguntas é essencial para definir o que será melhor para alcançar os resultados que deseja no seu empreendimento.
Por exemplo, se o seu negócio é um restaurante temático com apresentações únicas de pratos e bebidas, certamente é um nicho que poderá se sair muito melhor em um ponto físico do que atendendo por delivery, não é mesmo?
São esses detalhes que devemos analisar, sempre buscando o que poderá ser melhor para a experiência do cliente, para os lucros, etc.
Vale a pena ter um ponto de venda físico? Depende do seu negócio. Se ele vende mais nesse formato, pode crescer mais dessa forma, então vale a pena.
Qual a importância de uma boa localização da sua loja física?
Já imaginou como seria colocar o seu negócio em um ponto onde os seus clientes não possuem acesso ou não gostam de ir? Certamente, os ganhos financeiros não seriam dos melhores.
Quando é feito o planejamento para abrir um novo negócio, a localização da loja é um dos pontos essenciais que devem ser estudados. É preciso estar onde os seus clientes estão, para que a sua loja seja vista, lembrada e, claro, desejada.
Uma boa localização pode fazer toda a diferença nos resultados, por isso, ter uma boa localização é de grande importância para que o seu negócio cresça.
Dicas para escolher a melhor localização
A seguir, vamos conferir as dicas que preparamos para que você saiba como escolher uma boa localização para a sua loja física.
Conheça o seu público
Conhecer o seu público é o ponto principal para a definição do local, afinal, é para ele que você está abrindo esse novo negócio, por isso, para obter bons resultados, é preciso ir até ele.
Um excelente exemplo é de uma farmácia que insere o seu ponto ao lado ou na mesma rua que um hospital ou posto de saúde. Certamente, muitas pessoas precisarão passar em uma farmácia após uma consulta médica, o que torna oportuno para o dono da farmácia ter a sua loja física próxima desses locais.
Essa pessoa conhece o seu público e suas necessidades, o que contribui para a tomada de decisão da localização do negócio.
Tenha paciência na busca do imóvel
A busca por imóveis pode ser árdua, principalmente em grandes centros comerciais, por isso é importante ter paciência e não buscar fazer as coisas com pressa.
Tenha tempo para fazer uma boa busca por locais, conheça a vizinhança e, claro, analise os preços do mercado antes de aceitar qualquer proposta.
Acessibilidade e visibilidade são primordiais
Especialmente no início, o seu negócio precisa ser visto pelo público, afinal, por ser uma novidade é uma maneira de atrair novos clientes. Além disso, a acessibilidade também deve ser analisada, sendo um ponto que deve apresentar segurança para o cliente.
Estude também a sua concorrência
Conhecer os seus concorrentes na região também é essencial para pensar no seu diferencial e também em como garantir que os seus clientes se fidelizem.
Estude os produtos de seu concorrente, os preços, o atendimento e tudo mais que possa contribuir para que você ofereça o melhor no seu negócio e seja a melhor opção para o público interessado.
Divulgue o seu negócio com SEO Local
O SEO Local é a técnica certa para que você alcance maior visibilidade e reconhecimento no mercado, sendo uma fonte excelente para que os clientes conheçam a sua loja.
Através dele, você poderá inserir o seu negócio no mapa, ser avaliado e se destacar entre os concorrentes. E com boas estratégias, ele poderá estar no topo das pesquisas em buscadores, como o Google, quando o usuário buscar por algo relacionado ao seu mercado.
Para que a divulgação ocorra, primeiro você precisa ter a sua conta profissional no Google Meu Negócio, que é mais uma ferramenta gratuita do Google para impulsionar seus resultados.
Invista no marketing digital do seu negócio, principalmente no SEO Local, e a sua loja física trará excelentes resultados.