A decoração não é só um mero detalhe no restaurante. Ela também é uma parte fundamental para fidelizar os clientes, além da comida em si, e do atendimento dos garçons, maitre, cozinheiros, etc.
Além disso, ao entrar em um local cuja decoração é bonita e do seu gosto, você tem a tendência de voltar lá outras vezes, pois se sente confortável e seguro.
Outra parte positiva é que seus clientes podem até mesmo tirar fotos e postar em suas respectivas redes sociais, gerando uma propaganda gratuita para você.
E isso pode resultar em mais clientes, o que só traria ainda mais resultados e lucros para o seu restaurante.
Portanto, que tal aprender 10 dicas muito importantes para que você faça a decoração do seu restaurante da maneira correta? É só dar uma olhada neste post!
Conteúdo do artigo
10 dicas para decoração de restaurantes
1 – Cada espaço, um estilo
Não há uma regra para decorar seu restaurante, pois cada lugar precisa (e tem) o seu próprio estilo, a sua vibe.
Por exemplo: você não vai decorar um lugar que serve pratos elaborados e uma comida mais requintada num local de luxo, do mesmo jeito de uma hamburgueria, não é mesmo? Assim como esses dois precisam ser diferentes de um café, e por aí vai.
A dica aqui é: a decoração precisa combinar com o estilo do cardápio. É dessa maneira que as características do restaurante serão conhecidas.
Exemplo: um estabelecimento que servirá hambúrgueres e hot-dogs, não pode ter poucas mesas e nem iluminação baixa.
2 – Cor das paredes
Assim que definir o estilo do restaurante, chegou a hora de pintá-lo. E as cores não podem ser minimizadas, pois cada uma pode gerar uma sensação diferente no nosso cérebro.
- As frias: transmitem mais a sensação de relaxamento, tranquilidade e paz;
- As cores quentes: podem despertar mais agitação, assim como a fome.
É possível combinar os dois estilos para transmitir algo diferente. Além disso, a coloração também auxilia na iluminação do local.
3 – Decoração
Além da pintura, você pode inovar e colocar quadros, pôsteres de filmes ou artistas musicais, fotos, grafites, objetos, estátuas, televisores, painéis, tijolos à vista etc. para diferenciar ainda mais a decoração do seu local.
Isso é de extrema importância e pode encher os olhos, pois é praticamente a primeira coisa que os clientes vão olhar ao entrar no seu estabelecimento.
Além de se encantar com o local também, podendo tirar fotos e postar por aí, marcando o nome da sua empresa, e gerando uma propaganda gratuita, conforme já foi dito anteriormente.
Tudo isso garante mais personalidade e uma identidade única ao lugar, o que pode aumentar a vontade do cliente de voltar àquele local, e até mesmo indicá-lo para seus amigos e familiares.
4 – Decorando as mesas
Outra parte fundamental é decorar as mesas. E elas também precisam combinar com a vibe que o seu restaurante está passando.
E isso depende do público alvo que você quer atrair. Se a intenção é comer algo mais rápido, como em um fast food, por exemplo, mantenha a decoração mais simples, sem toalhas e muitos objetos que podem atrapalhar na hora de comer.
Mas se a sua ideia for oferecer pratos mais elaborados, para que a pessoa possa sentar com tempo, levar um encontro com aquele alguém especial, tomar um vinho e conversar por horas a fio, aposte em toalhas bonitas, arranjos de flores, madeira boa para aumentar a sustentação, entre outros.
5 – Cadeiras
As cadeiras precisam combinar com a mesa. Por exemplo: em mesas de madeira, prefira que as cadeiras também sejam feitas com o mesmo material, e de preferência com um estofado confortável.
Pense ainda nas crianças que podem visitar o ambiente com seus pais. Portanto, não se esqueça de adquirir cadeiras menores, para que elas possam se sentar confortavelmente também.
6 – Iluminação
Além das mesas em si, você também precisa definir como a iluminação será feita. E além da luz que fica no local como um todo, o que inclui na entrada, na cozinha, etc., você pode pensar em colocar uma lâmpada em cada mesa.
Isso aumenta ainda mais a sensação de conforto dos presentes naquele local. Os lustres também precisam ser utilizados para ajudar nessa parte.
7 – Piso
Outro item de extrema importância é o piso que, por mais que esteja longe dos olhos, ainda faz parte da decoração.
Ele pode ser feito de diversas maneiras, e também tem a ver com o estilo que você quer transmitir a seus clientes. Veja algumas ideias abaixo:
- Madeira;
- Cerâmica;
- Porcelanato;
- Cimento queimado;
- Laminados;
- No estilo xadrez;
- Taco.
Além disso, leve em consideração também que o piso precisa ser limpo. E quanto mais fácil esse processo for, melhor, tanto para quem for fazer a limpeza, quanto para os clientes em si.
8 – Funcionários
Por incrível que pareça, os funcionários também fazem parte da decoração do local! Isso passa pelo uniforme que eles estarão usando, e também, novamente pelo estilo que você quer transmitir.
Se for algo mais próximo de um boteco, eles podem utilizar aventais e roupas mais simples, como camisa e calça. Em uma hamburgueria, uma camiseta pólo e boné já dão conta do recado. Já algo mais requintado, prefira ternos e vestidos.
E não se esqueça de estampar o logo nas roupas.
9 – Utensílios de cozinha
Os utensílios da cozinha, isto é, os pratos, talheres, copos, louças, taças, etc. também são fundamentais.
E de novo: escolha-os de acordo com a decoração e a vibe do restaurante. Por exemplo: em um local que serve pratos mais requintados, como massas e carnes, você precisa adquirir talheres mais resistentes, de preferência fabricados em aço.
10 – Fachada
Por último, mas não menos importante, é a fachada do estabelecimento. É ela quem vai atrair os clientes que ainda não conhecem o local.
Não economize aqui! Você pode colocar placas, neons, grafites, adesivos, frases, promoções, fazer pinturas coloridas, e até mesmo contratar algumas pessoas para chamar atenção para o seu restaurante.
Além disso, não se esqueça também de fazer promoções, investir em redes sociais, pratos do dia, criar um bom logo para sua empresa, entre outras artimanhas para atrair a clientela.
Aqui, a criatividade vai falar mais alto. Então, vale a pena até mesmo pedir ajuda para seus amigos, para a família, ou profissionais capacitados em decoração como, por exemplo, os arquitetos ou designers de interiores.