Elas já foram usadas como alternativas ideais para cozinhas e salas com espaços restritos, para substituir armários e estantes, ou até para deixar os objetos mais queridinhos terem mais espaço na decoração.
As prateleiras são o assunto da vez. Elas estão na moda e não apenas para deixar o ambiente mais prático e funcional, mas para também deixá-lo mais bonito e, porque não dizer, moderno.
Não existe um cômodo específico utilizar prateleira. No local onde for instalada, será muito bem-vinda.
Na sala, por exemplo, ela formará um ambiente acolhedor, em harmonia com móveis e acomodando porta-retratos, esculturas e objetos pessoais que compõe o estilo do lar; No banheiro, pode servir de apoio para produtos de higiene e beleza, toalhas e até aromatizantes de ambiente.
Na dispensa estocarão mantimentos e produtos de uso comum da casa, como os de limpeza; Na cozinha então, além de organizar utensílios, ajudam na hora de otimizar e integrar os espaços.
Ao instalar prateleiras, atente-se bastante aos espaços, alturas, e, principalmente, no peso dos produtos que serão colocados nelas, para que possa definir a espessura e o material que a peça deverá ser feita. Existem inúmeras opções no mercado, inclusive feitas de material reciclado e madeira reflorestada.
Utilizar prateleiras na decoração é uma ótima ideia, pois além de terem um custo mais baixo, ficam absolutamente charmosas e são sempre adaptáveis ao ambiente e ao estilo dos moradores do local.
APROVEITE MELHOR SEU ESPAÇO: QUARTOS FUNCIONAIS.
Atualmente, aproveitar cada espaço dos ambientes é uma prioridade. Afinal, vivemos numa época em que os espaços são cada vez mais compactos e o tempo dedicado a limpeza e conservação dos lares é cada vez mais restrito, ainda mais quando o tamanho camas queen estão cada vez maiores.
A palavra da vez é: funcionalidade! Por isso, móveis planejados e cheios de utilidades são as peças principais deste novo estilo de decoração.
Em apartamentos, por exemplo, não sobra muito espaço para um ambiente dedicado apenas ao trabalho ou aos estudos, e por isso, os quartos de hoje não são usados apenas para dormir: eles se tornaram um cantinho multifuncional, que deve ser aproveitado ao máximo, mas sem perder o conforto e o aconchego natural.
A ideia é ocupar o cômodo com móveis 100% modulados, que contenham gavetas embaixo da cama, estantes e prateleiras. Para os cantos, que normalmente só acumulam bagunças, podem ser projetadas peças extremamente úteis, como mesinhas ou baús.
Para o quarto das crianças, a opção é apostar nas camas suspensas no ar, que liberam a parte de baixo para brinquedos e mesinha para fazer tarefas da escola.
As camas no estilo beliche também são ótimas escolhas, pois além de funcionais, dão um charme todo especial: o ambiente ganha mais espaço e os móveis são totalmente aproveitados, os armários, nichos e gaveteiros, em tamanhos reduzidos, podem ser acomodados juntos ou separados, os módulos podem ser empilhados ou colocados em diversas disposições, o que torna o espaço mais versátil.
Para complementar, pequenas mudanças nas cores ou na intensidade de luz que o ambiente recebe podem aumentar a sensação de espaço e deixar o quarto visualmente maior. Outra dica para ampliar o espaço é apostar nos espelhos.
Com bom gosto e criatividade é sempre possível transformar um pequeno ambiente em um quarto mais que agradável. Aproveite melhor seu espaço investindo em quartos funcionais.