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Como criar um funil de vendas de sucesso? Certamente, essa é uma pergunta que, com a resposta certa, poderá mudar o rumo dos seus negócios – melhorando ainda mais os seus resultados.

A seguir, vamos conferir algumas ações que podem ser adotadas para conseguir conquistar um funil de vendas de sucesso e garantir a satisfação de seus clientes.

Compreenda a jornada do cliente

Antes de tudo, é importante que você consiga compreender a jornada do seu cliente, sendo um passo importante para a criação de um funil de vendas que funcione.

Como criar um funil de vendas de sucesso

E quando falamos de jornada do cliente, estamos nos referindo a todo o processo que o usuário precisará percorrer até, enfim, realizar a sua compra e se tornar um cliente de fato – o que irá englobar a consciência de um problema/necessidade até esse momento da compra.

A satisfação do cliente após a compra também é relevante para que o funil de vendas seja considerado eficaz, por isso, é preciso pensar em estratégias que possibilitem isso.

Defina as etapas do funil de vendas

Um funil de vendas possui etapas bem definidas para guiar o usuário, e futuro cliente, em seus primeiros passos até o momento da venda em si. Cada uma dessas etapas são definidas de acordo com o modelo de negócio e também de uma estratégia de vendas que é adotada pela empresa.

Ter as etapas muito bem definidas neste funil de vendas é essencial para conseguir acompanhar os resultados e ter eficiência em cada uma dessas fases da venda.

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Identifique os pontos de conversão

Os pontos de conversão são aqueles em que o seu cliente em potencial irá avançar para uma próxima etapa do funil de vendas, deixando de ser apenas um lead. Saber identificar esses pontos é fundamental para que você conheça exatamente os pontos de oportunidades e os que podem ser um impedimento para a venda.

Tendo essas informações muito bem identificadas, ficará muito mais fácil traçar seus objetivos dentro das estratégias.

Utilize ferramentas de automação de marketing

A automação de marketing é uma maneira de trazer maior eficiência para suas tarefas diárias, podendo destinar o tempo gasto para outras tarefas que exijam mais tempo ou que gerem mais resultados.

Por exemplo, essas ferramentas podem ser utilizadas para realizar o envio de e-mail marketing, agendamento de conteúdos nas redes sociais, blogs e sites, e muito mais!

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Produza conteúdo relevante para cada etapa do funil

Para cada uma das etapas do funil de vendas, é importante conter um tipo específico de conteúdo, afinal, o nível influencia no tipo de lead que está nesta etapa, qual seu interesse em continuar no funil, etc.

Por exemplo, em um conteúdo de topo de funil é possível oferecer algo mais educacional, com informações relevantes para o usuário e que gerem interesse para continuar lendo, assistindo, etc. Conforme o usuário vai avançando, maiores as chances dele acabar realizando a compra e, com isso, o funil vai se tornando cada vez mais sugestivo para isso.

Monitore e avalie o desempenho do seu funil de vendas

Como você saberá se o seu funil de vendas está sendo bem sucedido se não realizar avaliações e monitoramentos dos resultados? Esse é um momento muito importante para garantir que saiba quais são as boas práticas e o que precisa mudar e melhorar para alcançar os objetivos desejados.

Para isso, você poderá contar com ferramentas de análise e CRM (Customer Relationship Management) que irão te ajudar a conseguir as informações necessárias sobre como anda o seu funil de vendas.

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Faça ajustes e otimizações constantes para melhorar a efetividade do funil

Por fim, a partir dos estudos das métricas feitas a partir do monitoramento e avaliação constante do desempenho, você irá realizar os ajustes e atualizações constantes para melhorar a efetividade do funil.

Por exemplo, você poderá identificar alguns pontos de seu funil de vendas em que a taxa de conversão não esteja positiva e deseja melhorar isso – o que só é possível a partir dos estudos feitos. 

Uma das formas de otimizações mais relevantes é na produção de conteúdo com técnica de SEO, e por ser uma estratégia orgânica consegue gerar bons resultados se aplicado corretamente, grandes empresas buscam consultoria SEO para melhorar seus resultados.

O melhor é que o marketing e suas estratégias oferecem diversas possibilidades para explorar novos caminhos até encontrar o que mais agrada e engaja com o seu público.