O que vem à sua cabeça quando pensa na organização de grandes empresas? Certamente, pode parecer algo bastante complexo e cheio de regras e divisões, não é mesmo? Uma teia contendo muitas estruturas, departamentos e uma pirâmide hierárquica.
Mas, indo além disso, como será que essas grandes empresas realmente se organizam para que haja um funcionamento contínuo e eficaz?
A seguir, vamos conferir a resposta para essa pergunta que pode intrigar, conferindo quais são os principais aspectos da organização dessas gigantes, começando pela estrutura hierárquica até sua cultura corporativa e de inovação.
Conteúdo do artigo
Estrutura Hierárquica de grandes empresas
A estrutura hierárquica de uma grande empresa trata-se de um dos principais pilares de organização dessas gigantes. Ela será responsável por definir a cadeia de comando e também a autoridade no interior de uma empresa.
Nas camadas superiores presentes nessa estrutura hierárquica, temos os líderes da grande empresa, como é o caso do CEO (Chief Executive Officer), assim como temos o CTO (Chief Technology Officer), CFO (Chief Financial Officer), dentre outros executivos que pertencem ao alto escalão.
Mas, há certas empresas que preferem uma abordagem mais atual e inovadora, que é através da contratação de um CTO as a Service, que é um especialista na área de tecnologia e que irá atuar como um consultor “freelancer” para ajudar a impulsionar a inovação tecnológica na empresa.
Divisões Funcionais
As divisões funcionais irão representar os variados tipos de departamentos, ou áreas de especialização, que há em uma empresa.
Nestas divisões funcionais, provavelmente estarão inclusos os departamentos de finanças, marketing, RH (recursos humanos), vendas, dentre outros.
Cada uma delas possui suas próprias responsabilidades, contando com funções específicas que estejam relacionadas com a área em que atuam.
Através dessa estrutura, é possível usufruir do conhecimento especializado de cada colaborador e conseguir alcançar maior eficiência em cada função.
Unidades de Negócios
Empresas grandes costumam ter maior variedade de unidades de negócios, onde cada uma delas estará focada em um segmento ou mercado específico.
Dessa forma, a empresa consegue diversificar seus produtos e/ou serviços e alcançar públicos mais diversificados.
Cada uma dessas unidades de negócios poderá operar de forma semi-independente, contendo sua própria equipe de gestão e também com seus próprios recursos dedicados.
Matrizes Organizacionais
As matrizes organizacionais estão presentes em algumas grandes empresas que buscam adotar uma estrutura mais matricial, onde serão combinados elementos de estruturas organizacionais diferentes.
Essas matrizes organizacionais podem ser úteis quando uma empresa busca um equilíbrio entre prioridades diferentes, como em casos de projetos interdisciplinares.
Dessa forma, um funcionário pode estar fazendo parte de mais de uma equipe ou departamento ao mesmo tempo.
Equipes Interdisciplinares
Contar com equipes colaborativas é fundamental para grandes e pequenas empresas, e com equipes interdisciplinares isso é possível. O papel que essas equipes desempenham é fundamental para a plena comunicação e eficiência no local de trabalho.
Nessas equipes, são reunidos pessoas de áreas diferentes de especialização para tratar de problemas que sejam complexos e buscar pelas melhores soluções.
As equipes interdisciplinares incentivam o compartilhamento de conhecimento e diferentes perspectivas, contribuindo para equipes mais criativas e que conseguem solucionar até mesmo os problemas mais difíceis com eficiência.
Tomada de Decisão
A tomada de decisão nas grandes empresas pode ser um grande desafio, principalmente pela hierarquia e pela quantidade de funcionários envolvidos em cada etapa.
Decisões estratégicas, geralmente, são de responsabilidade dos executivos do alto escalão, como é o caso do CEO da empresa, enquanto decisões mais operacionais podem ser tomadas por funcionários em níveis inferiores.
Contar com a análise de dados é fundamental para que a tomada de decisão seja eficaz e gere bons resultados.
Comunicação Interna
Sempre que trabalhamos em equipe, seja onde for, contar com uma boa comunicação é fundamental para que os resultados sejam positivos e a entrega seja eficiente. O mesmo acontece com a comunicação interna de uma grande empresa, ela deve ser assertiva.
O ideal é que os colaboradores estejam alinhados com as metas e objetivos da empresa onde estão inseridos, afinal, esse deve ser o foco principal.
É comum que grandes empresas utilizem mais de um canal de comunicação, o que pode incluir chat próprio, e-mail, reuniões em equipe, dentre outras formas.
É importante saber se comunicar bem por todas elas, para não gerar nenhum ruído na comunicação e nada ser compreendido de forma errada.
Cultura Corporativa
Uma cultura corporativa trata-se de um conjunto de crenças, valores e comportamentos que são compartilhados entre todos os funcionários de uma empresa.
Ela é muito importante para a empresa e irá desempenhar um papel importante na maneira como ela funciona e como toma suas decisões.
Essa cultura é criada e moldada pelos líderes e pode ser responsável por atrair e manter bons colaboradores.
Inovação e Adaptação
Por fim, temos a inovação e adaptação, pontos indispensáveis quando falamos de relevância e competitividade no mercado.
O investimento em tecnologias inovadores, pesquisa, desenvolvimento, dentre outras medidas do tipo, é fundamental para que uma empresa se destaque e tenha relevância no mercado.
Se adaptar também é crucial, afinal, o mercado está em constante mudança e se adequar a elas é uma maneira de se manter ativo.
Conclusão
Concluindo, manter as grandes empresas organizadas pode ser um desafio, afinal, são muitos processos e etapas. Mas, com a equipe certa, principalmente de líderes, é possível fazer com que tudo funcione perfeitamente e com eficiência.