A agricultura desempenha um papel fundamental na sustentação das necessidades alimentares globais, mas, ainda está sujeita a uma série de desafios naturais que podem acabar prejudicando culturas e, com isso, a produção de alimentos.
Dois dos grandes desafios que se enquadram são o granizo e os ventos fortes. Ambos podem causar danos significativos às suas plantações, mas, com estratégias de proteção adequadas, é possível diminuir os riscos e conseguir preservar os rendimentos agrícolas de forma mais eficiente.
A seguir, vamos conhecer mais sobre os riscos do granizo e de ventos fortes, como realizar a proteção contra os danos e muito mais. Confira!
Conteúdo do artigo
Granizo: O Impacto e os Riscos para as Culturas
O granizo trata-se de uma forma de precipitação que consiste em pedras de gelo que podem conter diferentes tamanhos, caindo do céu em velocidades que são consideradas alarmantes para a nossa segurança – e também para a segurança das plantações.
O impacto que o granizo causa é direto, podendo causar danos significativos às folhas, aos frutos, aos caules das árvores, podendo resultar até mesmo na perda de toda a produção ou diminuir consideravelmente a qualidade do produto final.
Os riscos que estão associados ao granizo na agricultura são significativos, por isso, é necessário tomar medidas preventivas que serão essenciais para que seja evitado possíveis prejuízos no cultivo.
Consequências do granizo na agricultura e suas soluções
O granizo, como vimos, pode ser um grande risco para a agricultura, ou seja, terá consequências, já que nem toda lona plástica é resistente ao granizo. Porém, também é possível encontrar soluções para este problema climático.
Sim, as consequências podem ser devastadoras, havendo plantas danificadas, podendo causar estresse adicional, e acabar tornando-as menos resistentes contra possíveis doenças e pragas.
Uma solução que pode ser muito eficaz contra o granizo é a utilização de sombreadores, que servirá como uma barreira de proteção. Com essa estrutura, que é resistente, é possível instalar sobre as plantações e garantindo que haja uma proteção física contra os impactos do granizo.
Sombreadores como Barreira contra Granizo
Os sombreadores tem se mostrado uma excelente solução para proteger contra o granizo, sendo um dos destaques do mercado.
Como vimos, ele agirá como uma barreira física, impedindo que as pedras de granizo atinjam as plantações. Eles são feitos para conseguir minimizar os danos, diminuindo o impacto e dispersando a força do granizo.
Ele ainda pode fornecer outros benefícios para as plantações, além da proteção contra pedras de gelo.
Não basta instalar os sombreadores, é preciso realizar a escolha certa do tipo de sombreador que será utilizado. Assim, você terá maior segurança quanto à sua eficácia.
Por exemplo, é preciso levar em consideração a densidade do material, assim como o tamanho de cada malha. É necessário que os materiais sejam duráveis e resistentes, afinal, precisarão suportar o impacto do granizo que cai do céu em alta velocidade.
Ventos Fortes: Riscos e Desafios para a Agricultura
Outro grande risco para a agricultura são os ventos fortes.
Impactos do vento na plantação
O vento forte pode acabar resultando em caules quebrados, folhas danificadas ou até mesmo acabar arrancando uma planta inteira do solo. E, além disso, o movimento constante do vento pode acabar interferindo na absorção dos nutrientes e também da água pelas plantas – o que irá prejudicar o seu desenvolvimento.
Estratégias de Proteção contra ventos fortes
Para se proteger contra os ventos fortes e seus danos, é preciso contar com estratégias eficazes que irão ajudar a minimizar o impacto que eles podem causar.
Por exemplo, instalar uma barreira natural, como arbustos densos como cerca viva, pode contribuir para a redução da velocidade dos ventos, protegendo melhor as plantações.
Mas, para casos extremos, podem ser necessárias medidas mais severas para conseguir impedir que danos aconteçam.
Aqui estão algumas estratégias, mais detalhadas, para ajudar na proteção contra os fortes ventos:
Como reduzir os efeitos do vento nas plantações
Para conseguir reduzir os efeitos do vento nas plantações, é preciso adotar algumas práticas de manejo agrícola que sejam adequadas. Isso será fundamental para uma virada de chave.
A cobertura morta também é uma opção, ajudando na proteção do solo e também a ancorar as raízes. Você também pode optar por cultivar plantas que sejam mais resistentes a esses eventos, dependendo da região em que estiver.
Fatores importantes ao selecionar sombreadores eficazes
Ao escolher os sombreadores para proteção de seus cultivos, considere a durabilidade e também a resistência do material escolhido, assim como a capacidade que ele possui de dispersar a força de impacto.
E não adianta comprar produtos de qualidade se não for feita a devida instalação, por isso, atente-se à instalação e, de preferência, conte com um profissional especializado.
Manutenção e Durabilidade
Quanto à manutenção e durabilidade, são dois pontos que farão total diferença no resultado final e também no custo-benefício do investimento realizado.
Cuidados e recomendações para garantir a eficiência contínua na produção agrícola
Para que o material seja eficaz e possibilite um cultivo seguro e uma colheita bem sucedida, tenha uma abordagem de proteção abrangente contra granizo e ventos fortes.
Nisso, está incluso a combinação de estratégias diversas, para que haja proteção para diversas situações.
Por exemplo, se tratando de granizo e ventos fortes, ter os sombreadores e um quebra vento será fundamental.