O forro de gesso acartonado, mais conhecido como drywall, está entre uma das melhores opções do mercado de construção, atualmente. E entre os benefícios que o torna uma boa escolha, está na sua sustentabilidade, assim como os cuidados para construções mais ecologicamente corretas.
Se comparado a outros materiais que temos disponíveis no mercado, esse possui um grande destaque e pode conter um excelente custo-benefício, afinal.
A seguir, vamos conferir os benefícios do forro de gesso acartonado para o nosso meio ambiente.
Os Benefícios do Forro de Gesso Acartonado para o Meio Ambiente
O forro de gesso acartonado possui diversos benefícios para o meio ambiente, por exemplo:
Materiais Sustentáveis Utilizados no Forro de Gesso Acartonado
O forro de gesso acartonado conta com materiais sustentáveis em sua composição, como é o caso do gesso e do papel reciclado.
O gesso é o principal componente do forro de gesso acartonado, sendo um material natural e que é abundante e fácil de ser encontrado no mercado. Além disso, é uma excelente opção de recurso renovável.
Eficiência Energética e Redução do Impacto Ambiental do Forro de Gesso Acartonado
Pensando em eficiência energética e redução do impacto ambiental do forro de gesso acartonado, pensamos já no isolamento térmico que ele oferece por conter propriedades isolantes que irão ajudar no controle de temperatura interna nos ambientes.
E esse é um excelente meio de conseguir contribuir para uma melhor eficiência energética, já que será reduzido a necessidade de um aquecimento ou resfriamento com maior intensidade.
Além disso, ele é um material que irá gerar uma baixa quantidade de resíduos, se comparado a outros materiais disponíveis no mercado. E os resíduos gerados ainda podem ser reciclados e reintegrados ao ciclo produtivo.
Reciclabilidade e Reaproveitamento do Gesso Acartonado
O gesso acartonado também é uma opção que possibilita a reciclagem, o que o torna mais uma vez uma excelente opção para o meio ambiente – tendo em vista que isso irá evitar lixo acumulado ao redor do mundo.
Os resíduos gerados a partir do gesso acartonado poderá ser processado e utilizado para a fabricação de outros produtos, novos produtos, o que permite reduzir a demanda por ainda mais matéria-prima do meio ambiente.
Além disso, o forro de gesso acartonado ainda poderá ser reaproveitado, removendo-o do local em que está inserido e sendo reaplicado em outros locais, outras construções e reformas, o que também contribuirá para impedir desperdício e mais lixo.
Certificações e Normas Sustentáveis Relacionadas ao Forro de Gesso Acartonado
Há uma variedade de certificações e normas sustentáveis que estão relacionadas ao forro de gesso acartonado, drywall, na construção. Por exemplo:
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
O LEED trata-se de um sistema internacional de certificação de construções sustentáveis, que quando é utilizado em uma construção pode acarretar em pontuações na certificação LEED – o que é excelente para a imagem, assim como para outras situações.
Certificação ambiental ISO 14001
A certificação ambiental ISO 14001 trata-se de uma norma que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental e promove a adoção de práticas sustentáveis na fabricação e instalação do forro de gesso acartonado.
É muito importante realizar a verificação de todas as regulamentações e certificações para cada país ou região, especificamente, se for utilizar o forro de gesso acartonado nesses meios – principalmente porque as regras podem ser diferentes para cada local.
Conclusão
Para fechar, podemos dizer que, sim, o forro de gesso acartonado pode ser uma boa opção quando falamos em sustentabilidade na construção, também sendo uma opção ecologicamente correta.
Vimos seus benefícios variados, como a redução do impacto ambiental, baixa emissão de poluentes, menor consumo de água, maior durabilidade, etc, e que ele pode contribuir para a preservação dos recursos naturais de nosso planeta.
Por fim, é fundamental ressaltar que não é apenas o uso deste material que fará da construção sustentável, mas envolve também todas as práticas relacionadas, como a realização de uma manutenção correta, descarte responsável, dentre outros cuidados.