Você conhece as principais diferenças entre o tubo galvanizado e o tubo de aço comum? Conhecer essas diferenças irão facilitar as suas escolhas na hora de adquirir os tubos de aço, afinal, eles são indicados para situações diferentes. Uma escolha errada pode causar danos e prejuízos.
Eles podem variar em suas composições, na resistência que possuem à corrosão, suas propriedades físicas e também no processo de fabricação.
A seguir, vamos entender mais sobre a composição e acabamento destes tubos e outras informações essenciais. Confira!
Conteúdo do artigo
Composição e acabamento dos tubos
Existem diferentes modelos de composição e acabamento para os tubos de aço comuns para os tubos de aço que são galvanizados.
Por exemplo, os tubos de aço galvanizados são compostos pelo aço carbono, que se trata de uma liga feita com o ferro e o carbono. Ele ainda conta com uma camada de revestimento de zinco, que possibilita maior resistência e durabilidade ao tubo de aço. Esse zinco é aplicado através do processo de galvanização.
Quanto ao acabamento, temos a camada de zinco (que vai tanto interna quanto externamente do tubo). A aparência costuma ser brilhante, por conta do zinco, mas com o tempo de uso poderá acabar com uma aparência mais acinzentada.
Enquanto isso, nos tubos de aço comuns (sem galvanização, ou seja, sem cobertura de zinco), temos também o aço carbono em sua composição que será uma liga entre o ferro e o carbono.
No acabamento, os tubos de aço comuns podem sofrer variação. Isso acontece, pois podem ser cobertos por tintas ou até mesmo vernizes, principalmente para proteger contra a corrosão ou para oferecer uma cor específica ao tubo como forma de identificação.
Eles também podem sofrer outras variações, para melhor suas características e qualidades.
Resistência à corrosão
Entre os principais diferenciais entre o tubo de aço comum e o galvanizado está no próprio processo de galvanização, que é a cobertura feita com zinco que citamos acima. Mas, além disso, temos também a resistência à corrosão como uma dessas diferenças.
Por conta do revestimento de zinco que o tubo galvanizado recebe, ele se torna uma opção muito mais resistente e garante maior proteção contra corrosão.
O zinco é o que proporciona essa barreira extra, fisicamente, que protege o aço contra o ambiente corrosivo. Assim, é possível impedir que as substâncias corrosivas entrem em contato direto com o aço e, com isso, impede que se degrade rapidamente.
Para isso, é feito o processo de galvanização que entenderemos a seguir.
Processo de galvanização
Para realizar o processo de galvanização com o zinco, é possível que seja feito de duas maneiras diferentes.
Primeiro, temos a galvanização a quente que é um método onde o tubo será mergulhado diretamente no zinco fundido – que se encontra em uma temperatura muito elevada.
Assim, o zinco irá se ligar quimicamente à superfície do tubo de aço, o que será possível formar uma camada de revestimento bastante aderente e durável.
Segundo, temos a galvanização eletrolítica que é o método onde o tubo de aço será submetido a uma solução de zinco e também uma corrente elétrica será aplicada para a fixação.
A opção que pode fornecer maior durabilidade é a galvanização a quente, mas a galvanização eletrolítica também pode fornecer vantagens – principalmente ao se comparar com um tubo de aço comum.
Vulnerabilidades do tubo de aço comum
Tendo em vista que o tubo de aço comum não possui todos os benefícios que o tubo galvanizado, é possível listar algumas vulnerabilidades que eles possuem e que podem ser prejudiciais dependendo da aplicação.
Entre essas vulnerabilidades, temos o processo de oxidação, alguns danos mecânicos e sofrer mais facilmente com o processo de corrosão.
Aplicações e usos específicos
Quanto à grande necessidade de um produto com alta resistência à corrosão, os tubos galvanizados são amplamente utilizados por conta de suas características.
Entre essas aplicações, temos as tubulações de água, dutos de ar condicionado, sistemas de combate ao incêndio (sprinklers), dentre outros. E o tubo de aço galvanizado está presente neste meio por conter uma alta proteção contra o processo de corrosão, algo que o tubo de aço comum não pode realizar com a mesma eficiência.
Por isso, eles são mais utilizados em outras aplicações, mas, ainda assim, com uma alta amplitude. Estão presentes em construções de forma geral, estruturas de grandes edifícios, sistemas hidráulicos, dentre outros.
Durabilidade e vida útil
Os tubos de aço galvanizados são mais duráveis, por conta da camada de zinco que recebem no processo de galvanização. Eles irão garantir uma vida mais longa para a tubulação permitindo mais tempo de uso e segurança em todo o processo.
Eles também não enferrujam facilmente, aguentam mais pressão, dentre outros benefícios. Mas, todos esses benefícios podem variar de acordo com o ambiente em que estão expostos, a forma de uso, etc.
Considerações de custo e benefício
Uma grande questão que pode influenciar na decisão de escolha do tubo de aço, entre o comum e o galvanizado, pode ser as questões de custo. Mas, para isso, temos a análise do custo-benefício de cada produto.
Claro, os tubos de aço comuns serão mais baratos do que os tubos galvanizados, mas eles irão funcionar para a aplicação que você precisa?
O processo de galvanização irá adicionar mais custos e trabalho ao tubo de aço, mas, certamente, irá proporcionar muitas vantagens para sua utilização.
Para fazer a sua escolha, analise bem o custo-benefício de acordo com as necessidades de sua tubulação.