Como fazer vídeos para empresas? Saiba quais as principais dicas para criar conteúdo de qualidade e profissional para promover o seu negócio nas plataformas de mídia social, a fim de realizar uma boa divulgação da marca, atrair clientes em potencial e se destacar entre os concorrentes.
Falar de fazer vídeos para empresas profissionais para o perfil em redes sociais causa dúvidas infinitas, ficar em frente à uma câmera e realizar um discurso ou, simplesmente, produzir um conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, apesar de ser algo que qualquer um pode fazer, nem todo mundo sabe como fazer de forma eficiente.
Fazer uma produção de vídeo hoje é tão simples que temos nas próprias redes sociais a ferramenta ideal para começar, no entanto, é necessário saber qual o objetivo, como queremos transmitir a mensagem através do conteúdo, além de ter em mente como será produzido e as ferramentas necessárias. Essa inclusive é uma das premissas de uma empresa produtora de filmes.
Conteúdo do artigo
- 1 Como fazer vídeos para empresas?
- 1.1 Formato do vídeo de acordo com a plataforma
- 1.2 Defina um tema central
- 1.3 Qual o tipo de vídeo que será produzido?
- 1.4 Qual deve ser a duração do meu vídeo?
- 1.5 Edição de vídeo
- 1.6 Musicalize seus vídeos
- 1.7 Use sempre um estabilizador de vídeo
- 1.8 Não se esqueça do posicionamento SEO
- 1.9 O áudio é essencial para conseguir um vídeo de sucesso
- 1.10 O encerramento do vídeo é a cereja do bolo
- 1.11 Uso o mesmo conteúdo para todas as minhas redes?
Como fazer vídeos para empresas?
A seguir, confira quais as principais dicas de como fazer vídeos para empresas:
Formato do vídeo de acordo com a plataforma
Para saber como fazer vídeos para empresas, primeiro você deve se familiarizar com os formatos que existem, deve entender que os vários aplicativos de rede social que existem são regidos por medições em suas imagens e vídeo, é necessário que você os conheça e tente fazer seu conteúdo com base nos padrões de publicação e formatos de conteúdo aceitos em cada plataforma.
Defina um tema central
Ter um tema central vai te ajudar muito a não sair da ideia principal, gerar um brainstorm antes de fazer é uma dica útil, tenha em mente que o tema central não é a única coisa que você vai falar no vídeo, ele é o tema a partir do qual são desenvolvidos muitos outros que você pode abordar nele.
Qual o tipo de vídeo que será produzido?
Saiba que tipo de vídeo você vai fazer, já vimos inúmeros vídeos, comerciais, histórias em rede e curtas, cada um tem um estilo, cronologia, ordem e formato, criar um storyboard vai te ajudar a saber o que e como será que vai fazer o seu vídeo.
O que você quer mostrar, o processo de fazer um produto? Crie um stopmotion, quer dar um depoimento de cliente? Faça uma entrevista de negócios, você só quer divulgar seus serviços? Faça um curta-metragem e envie-o para os stories.
Qual deve ser a duração do meu vídeo?
Como fazer vídeos para empresas? Uma das respostas para essa pergunta é ter cuidado com a duração do vídeo.
Os vídeos curtos são a tendência atual, os quais sua duração não ultrapassa um minuto e meio ou dois, não têm introdução ao assunto ou bumper (como os que vemos no YouTube), eles costumam usar o logotipo no início e depois disso iniciar o tema.
Muitas marcas e empresas alcançaram a viralidade nas redes graças a esse formato de vídeo.
Edição de vídeo
Outro detalhe sobre como fazer vídeos para empresas é o cuidado com o pós-produção, ou seja, as edições antes da publicação.
Para editar e fazer vídeos, você pode usar seus próprios clipes, mas também pode baixar clipes de vídeo gratuitos de bancos de imagens e vídeos existentes, existem muitos, alguns deles são: Fotolia, ShutterStock, VideoHive, IstockPhoto, Pexels, entre outros
Além disso, pode usar as ferramentas de edição da própria plataforma ou assinar planos de aplicativos de edição com recursos mais completos e profissionais.
Musicalize seus vídeos
Todo vídeo exige música de fundo que enfatize a mensagem que se deseja transmitir, mas nem todas as plataformas permitem o uso de qualquer áudio, assim como nos vídeos, também existem bancos de música sem direitos autorais para uso gratuito nas redes.
Essa é uma das principais dicas de como fazer vídeos para empresas, pois usar músicas tendências do momento pode ajudar a aumentar o alcance do seu conteúdo e atrair mais seguidores nas redes.
Use sempre um estabilizador de vídeo
Ele permitirá que você tire fotos limpas e sem tanto movimento involuntário em suas fotos, tenha uma lista de fotos ou faça um Storyboard e sempre tenha um backup de material.
Não se esqueça do posicionamento SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ajudará a aumentar a visibilidade do seu conteúdo, ou seja, se preencherem corretamente as descrições de todos os vídeos com as palavras-chave corretas, acompanhá-los com tags e hashtags, é muito provável que o conteúdo conquiste destaque nas plataformas e páginas de busca para serem sugeridos ao público-alvo. Uma dica importante de como fazer vídeos para empresas.
O áudio é essencial para conseguir um vídeo de sucesso
De nada adianta ter as melhores fotos se o áudio estiver ruim, já aconteceu de você gravar um belo vídeo ao ar livre mas quando aperta o play a única coisa que se ouve é o som do vento? Então, quando se pesquisa por como fazer vídeos para empresas, um dos cuidados essenciais é a qualidade do áudio.
Esquecer o áudio é um erro bastante comum. Portanto, antes de gravar, certifique-se de fazê-lo em um local livre de sons externos. E se você está pensando em fazer isso ao ar livre, tente gravar com um microfone de peito.
O encerramento do vídeo é a cereja do bolo
É necessário ter um “Call to action” para que os seguidores possam compartilhar seu conteúdo, comentar ou se inscrever, não é uma condição, mas pode lhe dar excelentes resultados.
Uso o mesmo conteúdo para todas as minhas redes?
Não! É importante entender que nem todas as redes são compartilhadas da mesma forma e que nem sempre é o mesmo formato para todos, existem algumas em que vamos detectar que temos um público muito diferente do que pensávamos, ou seja, por que é necessário variá-lo.
Cada rede social atende a uma necessidade pessoal, portanto, ao criar conteúdo, pense em onde seus clientes em potencial procuram seu produto. Eles não pesquisarão da mesma forma no Facebook, como no Tiktok ou no Instagram, daí a importância de não usar o mesmo conteúdo para tudo.