Promob-e

Lançado em 2017, o PROMOB-e é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Confira alguns fatos importantes na história do projeto até o presente.

  • MAIO DE 2016

    Brasil e Alemanha firmaram um acordo de cooperação técnica para aprimorar o desenvolvimento e a implantação da mobilidade elétrica no Brasil, com quatro anos de duração prevista.

    Matéria no site do MDIC

    MAI
    2016
  • JANEIRO DE 2017

    Iniciado em 2017, o PROMOB-e é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento (BMZ) por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

    JAN
    2017
  • MARçO DE 2017

    O Comitê Gestor do Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente, um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha criado para o desenvolvimento de iniciativas de mobilidade elétrica no Brasil, realizou sua primeira reunião em 21 de fevereiro, em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o governo brasileiro, representado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e tem com foco veículos de carga e transporte coletivo urbano.

    Matéria no site do MDIC

    MAR
    2017
  • MAIO DE 2017
    Seminário internacional sobre recarga de veículos elétricos – ANEEL e GIZ

    Neste evento, os participantes tiveram contato com experiências internacionais sobre o desenvolvimento da infraestrutura para recarga de veículos elétricos e sobre os atores necessários para o desenvolvimento dos veículos elétricos no Brasil.

    Matéria no site do MDIC

    Matéria no site da ANEEL

    MAI
    2017
  • SETEMBRO DE 2017
    Visita Técnica para a Alemanha com a participação do secretário Igor Calvet

    Durante a visita, a comitiva do MDIC esteve na RWTH, aceleradora de startups, no Salão do Automóvel de Frankfurt. Também se reuniu com representantes da indústria automotiva alemã e com membros da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (NPE), conselho multistakeholder do governo alemão.

    Matéria no site do MDIC

    SET
    2017
  • OUTUBRO DE 2017

    Participação no fórum E-Mobility Power System Integration Symposium, em Berlim, para conhecer experiências alemãs bem-sucedidas na área de mobilidade elétrica.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Matéria no site do simpósio

    Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica

    O Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica, realizado na cidade de São Paulo, apresentou o cenário nacional e oportunidades bilaterais de negócio na área de mobilidade elétrica, aproximando possíveis parceiros e informando sobre as principais tendências e desafios do mercado de mobilidade elétrica no Brasil.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Matéria no site do MDIC

    OUT
    2017
  • NOVEMBRO DE 2017

    O GT7 foi o grupo de trabalho responsável pelas discussões da mobilidade elétrica no âmbito do programa Rota 2030. Participaram da reunião integrantes dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Inmetro, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e BNDES. Do setor privado, integraram a reunião membros da Anfavea, da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEI), do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abeifa), Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), AEA, BYD, Weg, Instituo Mauá de Tecnologia, CPFL Energia e Eletra.

    Matéria no site do MDIC

    Mobility City Lab Joinville

    Em parceria com a universidade de Stuttgart e o Instituto de pesquisa Fraunhofer IAO, a GIZ realizou o Mobility City Lab em Joinville. Os projetos Eficiência Energética na Mobilidade Urbana – EEMU, e Sistemas de Propulsão Eficientes – PROMOB-e atuaram na realização do encontro. Aplicação da metodologia Morgenstadt City Lab, a abordagem foca na interação de tecnologias inovadoras, modelos de negócios eficientes e abordagens de governança para um desenvolvimento sustentável das cidades.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Matéria no site do Morgenstadt

    NOV
    2017
  • JANEIRO DE 2018

    A Consulta Pública 19/2018 para contribuições à Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente” buscou capitanear recursos para investimentos na área de mobilidade elétrica. A proposta, aberta para análise até janeiro de 2019, tratava ainda dos efeitos do veículo no sistema elétrico.

    Matéria no site da ANEEL

    JAN
    2018
  • ABRIL DE 2018

    A Parceria Estratégica ANEEL e a GIZ organizam os passos iniciais para a estruturação da Rede de Inovação do Setor Elétrico – RISE aplicada à Mobilidade Elétrica em reunião realizada em Brasília. Participaram ainda representantes das empresas do setor elétrico, da indústria e de institutos de pesquisa e universidades.

    Matéria no site da ANEEL

    Lançamento do edital de licitação de ônibus da cidade de São Paulo – SPTrans

    O edital prevê a modernização da frota, melhor distribuição das linhas, diminuição de sobreposições e maior cobertura da rede. Além disso, pretende melhorar a experiência do usuário aumentando a oferta de lugares e retirando veículos menores de corredores exclusivos. O PROMOB-e participou do processo oferecendo apoio na consolidação do modelo de negócios.

    Matéria no site da Prefeitura de São Paulo

    ABR
    2018
  • MAIO DE 2018
    Seminário E-Mob

    O seminário internacional E-mob – Eletromobilidade aplicada ao Transporte Público por ônibus foi promovido pelos Ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Cidades, em parceria com o governo alemão, com o objetivo de debater o uso do ônibus elétrico no transporte público brasileiro.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Matéria no site do PROMOB-e


    MAI
    2018
  • JUNHO DE 2018
    Publicação da Resolução Normativa No 819 de junho de 2018 – ANEEL

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação do fornecimento de energia para recarga de veículos elétricos (VEs). Esse regulamento é um importante avanço no processo de popularização da mobilidade elétrica no país, uma vez que incentiva investimentos privados na infraestrutura do setor, ao qualificar a recarga como serviço e não como venda de eletricidade.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Seminário: Pensando a Eletromobilidade no Brasil – Um Olhar Sob as Diferentes Rotas Tecnológicas – MDIC, GIZ, Procobre

    O objetivo do evento, que reuniu especialistas do governo, academia, institutos de pesquisa e indústria, foi discutir diferentes possibilidades de inserção do Brasil na rota da mobilidade elétrica. Foi organizado em parceria entre o MDIC, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a GIZ e o Instituto Brasileiro do Cobre.

    Matéria no site do PROMOB-e

    JUN
    2018
  • JULHO DE 2018
    Lançamento do programa Rota 2030 e do Decreto 9442

    O Rota 2030 vai apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis. Já o decreto 9442 alterou as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre veículos equipados com motores híbridos e elétricos.

    Matéria no site do Planalto

    JUL
    2018
  • SETEMBRO DE 2018
    Missão técnica: Eletromobilidade no Transporte Público na Alemanha – GIZ

    Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) conheceram os “e-ônibus” de Hannover em viagem técnica promovida pelo PROMOB-e.

    Matéria no site do MDIC

    SET
    2018
  • OUTUBRO DE 2018

    Apoio às discussões sobre a revisão da classificação veicular para veículos levíssimos, tendo a normatização europeia como referência, definição de termos e elaboração de normativo nacional acerca da segurança elétrica de EP.AC (Electric Power Assisted Cycles).

    OUT
    2018
  • NOVEMBRO DE 2018
    1ª Conferência sobre veículos inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil – INMETRO e GIZ

    A conferência reuniu, no Rio de Janeiro, representantes do governo, da academia e da indústria para debater a criação de regras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no Brasil.

    Matéria no site do INMETRO

    Missão de Levantamento de Infraestrutura de Recarga Existente – Corredor Elétrico Sul

    O PROMOB-e acompanhou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em viagem técnica para avaliação da infraestrutura de eletropostos entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) ao longo de dois dias. Além do desempenho dos carros e do tempo de recarga, foram avaliadas a emissão de gás carbônico, as condições dos eletropostos e a conveniência dos locais para o usuário.

    Matéria no site do PROMOB-e

    Matéria no site do PROMOB-e

    Foi lançada em novembro a Consulta Pública 19/2018 para contribuições à Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”. Os interessados puderam encaminhar sugestões a consulta pública por meio de formulário no site da Aneel até janeiro de 2019.

    Matéria no site da ANEEL

    Startup Weekend e Startup Studio Eletromobilidade – ABDI e GIZ

    Apoiar empreendedores iniciantes com projetos inovadores para a mobilidade elétrica brasileira foi o objetivo do Startup Studio Eletromobilidade, programa de 8 semanas realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o PROMOB-e.

    Matéria no site do PROMOB-e

    NOV
    2018
  • DEZEMBRO DE 2018
    Publicação da lei 13.755/2018

    O governo federal sancionou lei que institui o programa Rota 2030, política industrial de incentivo ao setor automotivo brasileiro.

    Matéria no site do MDIC

    Oficina para Contribuições sobre o Edital da Chamada Estratégica de Mobilidade Elétrica – GESEL

    O Workshop da RISE – Rede de Inovação do Setor Elétrico teve como objetivo de analisar e consolidar informações e conhecimentos da Consulta Pública do Edital da Chamada do P&D Estratégico de Mobilidade Elétrica, contribuindo para o aprimoramento do edital.

    Matéria no site da RISE

    Bicicletas elétricas: tecnologias, políticas e cenários futuros – MCidades, MDIC, iCS e GIZ

    Compartilhar experiências e aprendizados entre o governo, empresas e organizações não governamentais foi o objetivo do evento Bicicletas Elétricas: Tecnologias, políticas e cenários futuros, realizado pelo Ministério das Cidades, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e PROMOB-e com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) em Brasília (DF).

    Matéria no site do PROMOB-e

    DEZ
    2018
  • FEVEREIRO DE 2019

    FEV
    2019
  • MARçO DE 2019

    MAR
    2019
  • MAIO DE 2019

    MAI
    2019

voltar para o site